TECNOLOGIA SOCIAL: CONCEITO, DIMENSÕES E EXEMPLOS

Nesse artigo você encontrará tudo que precisa saber sobre tecnologia social no século XXI. Conceito, exemplos, as dimensões.
Nossa ideia é, também, ajudar você a pensar em tecnologias sociais que poderiam fazer a diferença onde você mora, no seu trabalho ou qualquer outro ambiente que você frequente.
Vamos lá!
O QUE É TECNOLOGIA SOCIAL
Segundo o próprio ITS Brasil tecnologia social pode ser definida como:
"Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida".
É considerado tecnologia social todo tipo de produto ou método que é criado ou usado para resolver algum tipo de problema social.
Esse conceito é relativamente novo, tendo sido criado no começo dos anos 2000 após anos de conversas e debates entre ONGs e o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).
Em sua natureza, as tecnologias sociais são desenvolvidas a partir do conhecimento popular e de problemas locais, visando resolver questões localizadas e, por vezes, em regiões desfavorecidas.
AS 4 DIMENSÕES DA TECNOLOGIA SOCIAL
Dentro do campo da tecnologia social, temos 4 dimensões. São elas:
Ciência e tecnologia
Participação e cidadania
Educação
Relevância social
Cada uma dessas dimensões abrange um ponto levemente diferente. A ciência e tecnologia, por exemplo, tem como intuito lidar com problemas sociais, organização e sistematização.
Já a dimensão de participação e cidadania enfatiza a participação democrática e metodologia participativa nos processos de trabalho.
A tangente da educação procura desenvolver um diálogo entre os saberes populares e científicos.
E, por último, relevância social, que tem como principais intuitos a solução de problemas sociais, sustentabilidade social e transformação social.
EXEMPLOS DE TECNOLOGIA SOCIAL
O campo da tecnologia social é bastante abrangente, então, existem os mais diversos tipos exemplos. Selecionamos alguns aqui para ajudar você a compreender ainda melhor.
EXEMPLOS ATUAIS DE TECNOLOGIAS SOCIAIS
Captação de água da chuva
Aquecedor solar de baixo custo
Óleo vegetal como biocombustível
Compostagem e coleta seletiva
Agroecologia urbana e segurança alimentar
Biodigestor
Bioconstrução
Fossa séptica biodigestora
Lâmpada de garrafa pet
Biofertilizante
Todas essas tecnologias resolvem algum tipo de problema social e são de interesse geral da população. Por isso, é importante que nós demos atenção à elas.
Você consegue imaginar algum tipo de tecnologia social que faria muita diferença no lugar onde você mora? Ou até mesmo qual tecnologia social você poderia reinventar e transformar?
BUSCANDO MELHORIAS
É importante entender que as tecnologias sociais, como basicamente quase qualquer tipo de tecnologia, são criadas para resolver algum problema e melhorar a qualidade de vida de um grupo de pessoas.
Um dos grandes desafios com várias dessas novas ideias é a sua implementação. Logística, custo de implementação e, muitas vezes, desinteresse de políticos são alguns dos fatores que contribuem para a não implantação em massa de muitas dessas tecnologias.
Por isso, é importante que pessoas como nós busquem essas melhorias em favor daquelas pessoas que não conseguem ou não podem.
É importante lembrar também do perfil ideal desenvolvido pelo BTS para uma tecnologia social.
PARÂMETROS PARA CERTIFICAÇÃO DO BTS
Inovação
Efetividade
Sistematização
Capacidade de ser replicada
Interação com a comunidade
É importante também ter em mente valores e princípios do protagonismo social, cuidado com o ambiente, respeito cultural e solidariedade econômica.
Todos esses princípios e valores são indicados pelo próprio BTS é podem ser encontrados no Google.
Nosso objetivo com esse artigo é o de explicar e mostrar um pouco sobre a importância das tecnologias sociais.
Se você possui algum comentário ou ideia sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários. Vamos adorar saber!
Gostou desse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que nós temos disponíveis na Revista Bleck. Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar para nós via e-mail.
E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.