TECNOLOGIA SOCIAL: CONCEITO, DIMENSÕES E EXEMPLOS





Nesse artigo você encontrará tudo que precisa saber sobre tecnologia social no século XXI. Conceito, exemplos, as dimensões.


Nossa ideia é, também, ajudar você a pensar em tecnologias sociais que poderiam fazer a diferença onde você mora, no seu trabalho ou qualquer outro ambiente que você frequente.


Vamos lá!






O QUE É TECNOLOGIA SOCIAL


Segundo o próprio ITS Brasil tecnologia social pode ser definida como:


"Conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida".



É considerado tecnologia social todo tipo de produto ou método que é criado ou usado para resolver algum tipo de problema social.


Esse conceito é relativamente novo, tendo sido criado no começo dos anos 2000 após anos de conversas e debates entre ONGs e o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).





Em sua natureza, as tecnologias sociais são desenvolvidas a partir do conhecimento popular e de problemas locais, visando resolver questões localizadas e, por vezes, em regiões desfavorecidas.




AS 4 DIMENSÕES DA TECNOLOGIA SOCIAL


Dentro do campo da tecnologia social, temos 4 dimensões. São elas:


  • Ciência e tecnologia

  • Participação e cidadania

  • Educação

  • Relevância social



Cada uma dessas dimensões abrange um ponto levemente diferente. A ciência e tecnologia, por exemplo, tem como intuito lidar com problemas sociais, organização e sistematização.


Já a dimensão de participação e cidadania enfatiza a participação democrática e metodologia participativa nos processos de trabalho.


A tangente da educação procura desenvolver um diálogo entre os saberes populares e científicos.


E, por último, relevância social, que tem como principais intuitos a solução de problemas sociais, sustentabilidade social e transformação social.










EXEMPLOS DE TECNOLOGIA SOCIAL



O campo da tecnologia social é bastante abrangente, então, existem os mais diversos tipos exemplos. Selecionamos alguns aqui para ajudar você a compreender ainda melhor.




EXEMPLOS ATUAIS DE TECNOLOGIAS SOCIAIS


Captação de água da chuva


Aquecedor solar de baixo custo


Óleo vegetal como biocombustível


Compostagem e coleta seletiva


Agroecologia urbana e segurança alimentar


Biodigestor


Bioconstrução


Fossa séptica biodigestora


Lâmpada de garrafa pet


Biofertilizante




Todas essas tecnologias resolvem algum tipo de problema social e são de interesse geral da população. Por isso, é importante que nós demos atenção à elas.





Você consegue imaginar algum tipo de tecnologia social que faria muita diferença no lugar onde você mora? Ou até mesmo qual tecnologia social você poderia reinventar e transformar?



BUSCANDO MELHORIAS



É importante entender que as tecnologias sociais, como basicamente quase qualquer tipo de tecnologia, são criadas para resolver algum problema e melhorar a qualidade de vida de um grupo de pessoas.


Um dos grandes desafios com várias dessas novas ideias é a sua implementação. Logística, custo de implementação e, muitas vezes, desinteresse de políticos são alguns dos fatores que contribuem para a não implantação em massa de muitas dessas tecnologias.


Por isso, é importante que pessoas como nós busquem essas melhorias em favor daquelas pessoas que não conseguem ou não podem.


É importante lembrar também do perfil ideal desenvolvido pelo BTS para uma tecnologia social.




PARÂMETROS PARA CERTIFICAÇÃO DO BTS


  • Inovação

  • Efetividade

  • Sistematização

  • Capacidade de ser replicada

  • Interação com a comunidade



É importante também ter em mente valores e princípios do protagonismo social, cuidado com o ambiente, respeito cultural e solidariedade econômica.


Todos esses princípios e valores são indicados pelo próprio BTS é podem ser encontrados no Google.


Nosso objetivo com esse artigo é o de explicar e mostrar um pouco sobre a importância das tecnologias sociais.


Se você possui algum comentário ou ideia sobre esse assunto, deixe aqui nos comentários. Vamos adorar saber!





Gostou desse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que nós temos disponíveis na Revista Bleck. Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar para nós via e-mail.


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.



© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.