TECNOLOGIA 5G: É O PRESENTE OU O FUTURO?




A tecnologia 5g é a forma de conexão de dados móveis mais rápida. Ela pode ser 100x vezes mais veloz do 4G. A tecnologia 5g está em desenvolvimento nos Estados Unidos e deve levar algum tempo para chegar no Brasil com força.





Você com certeza já ouviu os termos 3g e 4g. Logo, não há grandes surpresas com 5g. É basicamente uma melhora nas redes que tínhamos antes.


Maaas não é só isso, a gente quer te mostrar o quanto ela realmente é melhor e como essa tecnologia pode ser super importante no futuro.




Queremos te mostrar o início bem rapidinho



COMO TUDO COMEÇOU: O NASCIMENTO DA TECNOLOGIA 5G



Tudo começou lá atrás, em 1991, com o primeiro acesso a internet móvel, como parte da segunda geração (2G) da tecnologia de telefones. A partir disso, muitas coisas começaram a mudar em termos de tecnologia de conexão à internet.



Em 2001, tivemos o lançamento da terceira geração (3G), ainda de forma meio limitada, mas já um grande avanço em relação à versão anterior.



Pulando mais alguns anos, agora em 2009, o mundo viu a criação e o começo da distribuição em massa da tecnologia 4G, que é, em média, 10x mais rápida do que a 3G.



Alguns anos depois, chegamos na tecnologia 5g (quinta geração) de conexão, que tem sido testada há muitos anos em diversos países, com testes comerciais feitos já em 2016.



Porém ainda hoje não há um grande número de usuários que conseguem se beneficiar dessa nova tecnologia. Tanto por oferta de redes disponíveis quanto aparelhos de celular.



Um exemplo de aparelho que pode ser comprado hoje e que suporta 5G é o Galaxy S20 da Samsung. Veremos mais a frente se vale a pena mesmo investir nele por causa do 5G.







PORQUE 5G É TÃO IMPORTANTE



Já com olhos para o futuro, a Samsung fez apostas sérias no desenvolvimento dessa nova conexão. Em maio de 2013 a empresa divulgou uma nota afirmando ter desenvolvido o primeiro sistema de 5G do mundo.



Mesmo assim, isso não significou muito para o uso comercial da tecnologia, que apenas agora tem começado a ter algum tipo de distribuição em massa com o primeiros celulares capazes de receberem essas velocidades.



De qualquer forma, é importante entender que apesar do 5G ser uma evolução natural em relação a 4G, ele traz um ponto de inflexão extremamente interessante em termos de velocidade.



Com downloads podendo chegar a 100x a velocidade 4G disponível atualmente.





E com isso ela passa a ser uma peça vital para tornar o acesso à informação (principalmente por voz) instantânea. Inclusive, a utilização de sistemas de voz para pesquisas e acesso à internet em geral será muuuito importante em breve, mas esse já é um outro assunto. Vamos voltar ao tópico.



Em paralelo, alguns questionamentos surgem em relação a necessidade de implementar um novo sistema e se realmente há necessidade para esse aumento nas velocidade de download e upload.



Em especial, é levantado o questionamento do preço para implementar novas torres e aparelhagem exclusiva 5G.



De uma forma ou de outra, 5G parece inevitável e tem se tornado cada vez mais uma realidade. A grande questão que queremos que você lembre é a seguinte:



5G tem a capacidade de trazer uma instantaneidade muito maior para a grande maioria dos serviços onlines que usamos (apps de redes sociais, jogos, apps de streaming, etc)



E percebemos esse salto como uma melhoria suficiente para o investimento extra. Esperamos que as empresas de telecomunicação também.




TÁ, ENTÃO DEVO COMPRAR UM TELEFONE 5G HOJE?



A resposta é bem simples: ainda não vale a pena comprar um telefone com tecnologia 5G, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Lá, a distribuição tem crescido muuito, principalmente no último ano.



Esse crescimento se deve, em grande parte, às empresas que têm lançado modelos novos de celular com habilitação para recebimento dessas novas velocidades de conexão.



Principalmente por parte da Samsung, a maior fabricante de celulares do mundo hoje. Que, como a gente comentou antes, tem sido uma das desenvolvedoras dessa nova tecnologia.



Além disso, apenas celulares mais caros contam com essa possibilidade de conexão, todos na faixa dos R$5000 ou mais aqui no Brasil.



O único cenário que conseguimos ver como necessário para você comprar um celular 5G seria se você viajasse muito para cidades que estão em fase de teste com essa tecnologia, como New York, Chicago e outras.



Fora isso, você não vai conseguir utilizar 5G de maneira nenhuma.






É UMA QUESTÃO DE APRENDER COM O PASSADO E OLHAR PARA O FUTURO



Assim como quase qualquer "nova" tecnologia que começa a surgir, existem muitos questionamentos primeiro. Existem aqueles que dirão que ela não é necessária, que não deveria existir, etc.



Um exemplo clássico que me vem à mente agora é o do aumento de resolução nas telas de celulares. Era muito comum ouvir (em meados de 2012) "por que precisamos de full hd em uma tela tão pequena?"



Hoje, isso já meio que se tornou padrão (ufa!) para grande parte da indústria. Inclusive, hoje em dia tem ficado bem mais fácil, também, encontrar aparelhos com resolução ainda maior, a Quad HD.



Essas passagens de uma tecnologia padrão para outra muitas vezes encontram desafios de custo e muito mais, mas precisamos delas para abrir novas portas de possibilidades e que nos levem a novas descobertas.



5G não é algo tão pequeno assim, ele possibilita velocidades de conexão nunca vistas antes e que podem, de fato, modificar a forma como nós usamos a internet.



O quanto isso se tornará realidade só o tempo poderá dizer. Por hora, é seguro dizer que precisamos acreditar nele desde agora. Precisamos, desde já, começar a incomodar as empresas de telefonia móvel para investirem nesse novo horizonte.



Precisamos conhecer mais e exigir mais. Conto contigo para nos ajudar a tornar isso uma realidade :)





E ENTÃO, O QUE VOCÊ QUIS DIZER COM TUDO ISSO?



O resumo da história é que:


  • 5G ainda é uma realidade distante, principalmente no Brasil


  • Essa tecnologia está começando a ser implementada nos Estados Unidos e em outros países


  • 5G pode mudar a forma como usamos certos serviços na internet devido à sua velocidade


  • Ainda não vale a pena comprar um celular 5G, principalmente se você não viaja muito para fora do Brasil


  • Apesar de alguns custos para implementação dessa nova tecnologia, ela é muito importante e deve ser apoiada



Curtiu esse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que a gente tem aqui :D

Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar pra gente via e-mail.



E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado pela, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam







© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.