O QUE É TECNOLOGIA?

Tecnologia é o desenvolvimento e utilização de ferramentas, qualquer tipo de ferramenta transformada por mãos humanas para facilitar alguma atividade passa a ser uma tecnologia.




VOCÊ SABIA QUE ISSO TAMBÉM É TECNOLOGIA?



É muito comum a gente pensar em tecnologia como eletrônicos ou outras coisas extremamente complexas. Porémmm, esse não é necessariamente o caso.


Inclusive, tecnologia pode ser algo tão simples quanto uma pedra afiada e modificada para caça ou uma roda de carro. Elas são coisas simples, porém impactam positivamente nossa vida.


O uso recente que fazemos do termo tecnologia faz com que a gente perca um pouco o sentido original da palavra. Além disso, uma tecnologia mais complexa não significa, necessariamente, algo mais impactante na nossa vida.





Um mini avanço no poder de processamento de um celular a cada ano não muda drasticamente nossa vida como a invenção da roda, por exemplo, apesar de ser imensamente mais complexo e envolve inúmeras variáveis mais.


De uma forma ou de outra, podemos concordar que tecnologia é algo extremamente importante. Com isso em mente, vamos dar uma olhadinha rápida na origem desse termo.




O QUE É TECNOLOGIA?


A palavra tecnologia vem do termo grego tekhne que significa técnica, arte ou ofício, juntamente com logos, também de origem grega, que pode ser traduzido como conjunto dos saberes.

De acordo com o dicionário Michaelis, tecnologia é 1 "Conjunto de processos, métodos, técnicas e ferramentas relativos a arte, indústria, educação etc".


Esse conjunto de processos modifica ferramentas existentes ou cria novas ferramentas, muitas vezes a partir de um processo união de dois ou mais elementos.





Isso nos ajudar a entender um pouco melhor o real conceito e origem da palavra tecnologia, e nos ajuda, também, a repensar o seu uso.


(caso você pensasse neste termo como algo que se refere exclusivamente a eletrônicos e inovações recentes.)




ALGUNS EXEMPLOS DE TECNOLOGIAS QUE ESTÃO EM ALTA


  • TECNOLOGIA 5G

Uma das mais faladas ultimamente no mundo dos celulares é a tecnologia 5G que, em resumo, é a próxima geração (uma depois do 4G) de conexão de dados móveis. Ela permite que você navegue muuuuito mais rápido com o seu pacote de dados.

E quando a gente diz muuuito, é muito mesmo. A gente até escreveu uma matéria inteira na nossa revista (e você pode ler ela aqui) sobre a tecnologia 5G e as maravilhas que ela fará por você no futuro.



  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tecnologia da informação pode ser entendida, basicamente, como as soluções providas por recursos de natureza computacional que visam lidar com o uso de informações. Seja armazenar, proteger, acessar, obter, gerenciar essas informações.

Essa área tem crescido cada vez mais, além de estar se tornando um dos departamentos mais importantes em qualquer empresa, justamente por ajudar a dar sentido a várias ações que ela toma, apresentando dados e informações para dar suporte.



  • TECNOLOGIA ASSISTIVA

A tecnologia assistiva é basicamente um conjunto de recursos disponíveis que visa ajudar pessoas com deficiência a fazer um melhor uso. Eles podem variar de uma bengala a um sistema computarizado de alta complexidade.

Essa tecnologia pode ser facilmente encontrada em qualquer celular hoje em dia. Você pode encontrar essas tecnologias assistivas dentro do aplicativo de configurações do seu dispositivo.





NEM TODAS AS TECNOLOGIAS SÃO INVENTADAS PARA O BEM


Muitas tecnologias surgem em períodos de guerras e outros momentos bem tensos da humanidade. Algumas acabam fazendo parte da nossa vida de qualquer forma e são transformadas para o bem.


Outras, nem tanto…


Vamos a alguns avanços tecnológicos criados em tempos de guerra que você (muito provavelmente) usa hoje em dia ainda.


  • Micro-ondas

  • GPS

  • Câmeras digitais

  • Produção em massa de antibióticos

  • Computadores

  • Internet



A ideia para o micro-ondas surgiu em 1945 vinda do engenheiro americano Percy Spencer enquanto ele trabalhava no campo da tecnologia de radares, durante a guerra fria.


Spencer percebeu o comportamento das micro-ondas no derretimento do chocolate que carregava no bolso durante o dia. A partir disso, ele começou a desenvolver um aparelho que pudesse fazer isso artificialmente.





O GPS é uma tecnologia bastante comum hoje em dia, sendo conhecida por quase todo mundo. Ele utiliza, basicamente, sistemas de navegação de rádio, como o LORAN ou o Decca Navigator, utilizados na Segunda Guerra Mundial.


Já a penicilina, apesar de não ter sido inventada durante um período de guerra (e para esse propósito) teve sua primeira grande produção em massa durante a Segunda Guerra Mundial.


Ela era usada principalmente para a cura de doenças como sífilis e gonorreia, que faziam milhões de vítimas em exércitos pelo mundo inteiro.


Uma das coisas que a gente mais ama, o computador eletrônico, começou a ser criado durante a Segunda Guerra Mundial (período com muita invenção tecnológica, hein), mas ficou pronto em 1946.


Ele pesava cerca de 30 toneladas, ocupava 167 metros e era lento pra caramba.








Um tempo depois, durante a Guerra Fria, o governo americano se deparou com o problema de ter parte dos dados perdidos por bombardeamento de centros de dados.


Com isso, era preciso criar um centro que continuasse funcionando mesmo com esses eventos (comuns durante um período de conflito militar).


No início, o uso era restrito para fins militares. Com o tempo, esse acesso passou a ser liberado para fins acadêmicos e, eventualmente, para qualquer pessoa, como sabemos hoje.




Nem todas as invenções tecnológicas são criadas para o bem, porém algumas delas se tornaram bem populares e melhoram muito a nossa.


Muitas dessas invenções abriram caminho para tantas outras, como o celular, que utiliza as bases de tecnologias de processamento dos primeiros computadores (muito evoluídas já hoje em dia).





COMO USAR AS TECNOLOGIAS ATUAIS PARA UMA VIDA MELHOR


Mas aí entra uma pergunta bem importante:


Como então a gente pode usar algumas das tecnologias que estão super presentes no nosso dia a dia para ter uma vida melhor?


Por vida melhor quero dizer uma vida onde somos mais felizes e podemos viver por mais tempo.


Por exemplo, antibióticos são uma ótima invenção, mas um uso exagerado deles pode levar a problemas hepáticos, por exemplo.


Então, assim, já que sabemos que essa regra de usar algo em excesso é ruim, vamos pular ela, pode ser? Vamos pensar em coisas mais além.


Por exemplo…


É comum ouvirmos que algumas das novas tecnologias (em especial, o celular) estão destruindo a infância de muitas crianças, que hoje em dia elas não saem mais para brincar ou correr.


E, com certeza, existe uma certa verdade nisso. Porém, temos duas opções sempre: ficar relembrando o passado e se lamentar pelo que não volta mais ou pensar em como tirar o máximo proveito da situação.





Porque uma coisa é fato: o celular é um caminho sem volta. Ele continuará melhorando e evoluindo até se tornar algo ainda mais capaz.


E isso é bom. Precisamos andar para frente e melhorar. Justamente por isso é importante conversarmos e pensarmos sobre como, de fato, a gente pode tirar o melhor proveito disso.


Não recriminar o uso do celular várias horas por dia simplesmente porque não fazíamos isso antigamente. Esse é um aparelho com inúmeras possibilidades de uso.


As pessoas vão passar horas usando ele de qualquer forma, porque não reorganizar a forma como elas passam essas horas no celular.


Ou seja, que tal mostrarmos outras possibilidades de uso mais produtivas e interessantes em vez de apenas recriminarmos alguém por usar.


A pessoa provavelmente não largará o aparelho, talvez só fique irritada com você.




Dessa forma, aqui vão 5 maneiras de usar (ainda) melhor o celular:



  • Aprender um novo idioma


Um dos aplicativos mais legais pra fazer isso de uma maneira legal é o Tandem. Nele, você coloca qual idioma fala nativamente e qual/ quais quer aprender.





A partir disso, ele vai te mostrar pessoas que são exatamente o inverso. Ou seja, pessoas que são nativas no idioma que você quer aprender e estão aprendendo o seu idioma de origem.


É muito natural e eficiente aprender dessa forma, além de ser super legal para conhecer pessoas novas.




  • Ajudar alguém


Ajudar alguém pode vir de maneiras bem diferentes. Uma ideia bacana é criar um perfil em alguma rede social e postar conteúdos gratuitos sobre sua área de conhecimento preferida.


Digamos que você seja professora de português, você pode criar postagens que ajudem estudantes de vestibular e ENEM dando dicas, sugerindo livros ou mesmo criando resumos para livros importantes que eles deveriam ler nesse momento da vida.


É uma forma de compartilhar aquilo que você sabe e fazer o bem para o próximo.


Isso pode, com certeza, ser aplicado para basicamente qualquer área de conhecimento que você saiba.




  • Melhorar sua forma física


Provavelmente, você já sabe dessa. Mas, além de todos os app fitness que você pode baixar, o Google também tem um papel fundamental nisso.


Você pode pesquisar por: ideias criativas de exercício, receitas baseadas em novas descobertas da ciência, como fazer exercícios em casa, exercícios com o peso do corpo, etc.


Essas são apenas algumas das ideias que você pode utilizar para procurar e reinventar a sua saúde.




  • Aprender com palestras e eventos


Ir em palestras e workshops pode ser um pouco caro, às vezes. Maaas, hoje em dia, com o Youtube você pode acessar inúmeros eventos gravados do conforto da sua cama sem pagar um centavo por isso (e de maneira totalmente legal).


Além disso, você pode participar da interação de outras pessoas na seção de comentários.



  • Doar


Às vezes, com a correria do nosso dia a dia, não conseguimos parar e ajudar alguém como gostaríamos. Mas isso não significa que não possamos ajudar financeiramente.


Um ótimo site para isso é o vakinha.com.br.





Lá, você pode doar para as mais diversas causas, como pessoas que precisam de valores altos para cirurgias e transplantes. Você pode começar a ajudar com R$5.






AS NOVAS TECNOLOGIAS SÃO FANTÁSTICAS


Como comentamos antes, as novas tecnologias podem ser uma porta de acesso incrível ao mundo. A internet, por exemplo, veio para democratizar muuuitas coisa, como o acesso à informação.


Mais do que tentar voltar aos costumes do passado (o que parece não ser possível) devemos investir toda nossa energia em pensar o futuro, propor novas ideias para novas tecnologias.


Criar um equilíbrio entre o virtual e o físico para mais importante do que nunca, assim como o pensamento crítico também. Pensar se na minha vida as redes sociais têm me afastado de quem está próximo de mim ou me aproximado de quem está longe.


Além disso, hoje em dia é possível viver (e muito bem) "da internet''. E-sports (campeonatos de jogos de vídeo games) hoje chegam a pagar milhões de dólares para o vencedor, e outros milhares de dólares para outras posições.


O homem mais rico do mundo atualmente é o dono de um e-commerce (varejo virtual). E por aí vão tantos outros exemplos.


Como você bem sabe, o virtual deixou de ser uma aposta para ser uma realidade. O que você, possivelmente, ainda possa não ter percebido é o quão real ele é.




O QUE EU QUIS DIZER COM TODA ESSA CONVERSA



As questões para se lembrar são as seguintes:


  • Tecnologia é tudo aquilo que que nós modificamos ou usamos para fazer algo. Quase sempre com a proposta de melhorar ou facilitar nossa vida de alguma maneira.


  • As tecnologias dos mais diversos campos podem ser usadas para criar algo fantástico e que melhora a vida de milhões de pessoas ou para o mal.


  • O uso que fazemos das novas tecnologias são o que definem o que elas são na nossa vida.


  • É mais produtivo repensar como podemos usar as tecnologias da melhor forma possível do que investir tempo e energia tentando trazer maneiras antigas.



Então, a tecnologia está mais presente na nossa vida do que nos damos conta às vezes. Por isso que ciência e desenvolvimento são tão importantes e merecem nosso investimento.



Curtiu esse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que a gente tem aqui :D

Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar pra gente via e-mail.


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.







© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.