Como limpar capinha de celular: o guia definitivo




SUMÁRIO:

|pule para a seção que mais tem a ver com o que você procura|

  1. Como limpar capinha de celular

  2. Como limpar capinha de celular transparente

  3. Como limpar capinha de celular de silicone

  4. Como limpar capinha original da Apple

  5. Conclusão



Uma das coisas mais irritantes é comprar uma capinha liiiinda e ela ficar toda suja ou amarelada com pouco tempo de uso, vai dizer?


Por isso, a gente criou esse guia bem direto ao ponto (mas completo) pra te ajudar nessa missão de deixar sua capinha como nova (ou o mais próximo disso). E justamente por isso separamos esse tutorial em 4 partes principais:

  • Como limpar capinha de celular

  • Como limpar capinha de celular transparente

  • Como limpar capinha de celular de silicone

  • Como limpar capinha original da apple

Dessa forma você pode ir direto àquela que responde a sua pergunta. Por isso mesmo, bora começar.



COMO LIMPAR CAPINHA DE CELULAR?

A melhor maneira de limpar capinha de celular é com um pano umedecido e álcool isopropílico.

Passo a passo:

  • Retire a capinha do celular

  • Coloque um pouquinho de álcool isopropílico em um pano umedecido

  • Esfregue na parte interna e externa da capinha

  • Ao final, seque com um pano seco e espere em torno de 50 minutos para colocar a capinha de volta no celular





Essa recomendação serve tanto para capinhas transparente quanto coloridas. Além disso, você também pode usar multi-uso em suas capinhas transparentes.


A gente não recomenda que você use multi-uso em capinhas coloridas, apenas nas transparentes. O multi-uso possui uma composição muito agressiva para ser usado com o tipo de tinta colocado na grande maioria das capinhas de celulares.


Aliás, se você não souber o que é álcool isopropílico, não tem problema. Você pode clicar aqui (depois de ler esse artigo, tá?) pra conhecer um pouquinho melhor. Álcool isopropílico é super barato, diga-se de passagem. Então não precisa se preocupar.



Então, a ideia é super simples basta você aplicar um pouco de álcool isopropílico em um paninho úmido, passar por fora e por dentro, e pronto! Só isso.


Agora, vamos te dar mais alguns detalhes para alguns tipos específicos de capinhas, alguns cuidados importantes para ter com elas e como deixar tudo limpinho.




COMO LIMPAR CAPINHA DE CELULAR TRANSPARENTE





A gente vai dividir essa categoria em duas partes: as muito amareladas e sujas e as pouco amareladas e sujas.

A capinha do seu celular fica amarela porque ele esquenta de vez em quando.




Seja porque está carregando, jogando um joguinho ou mesmo porque você ele usou ele no sol por algum tempo.


O que acontece é que o calor emitido pelo seu aparelho cria uma reação química no plástico usado pelo fabricante da capinha, deixando ela amarela.


Quanto mais vezes isso acontecer (quanto mais tempo você usar a capinha) mais amarelada ela vai ficando. Por isso, é importante também tentar fazer esse processo de limpeza com uma certa frequência.


Vamos lá!

  • Primeira parte: como desamarelar capinhas pouco manchadas

A nossa dica é que você use primeiro detergente, água e uma esponja. Esses componentes são menos agressivos para o material da sua capinha, por isso recomendamos começar com eles.

Além disso, a gente te aconselha a fazer isso com alguma frequência, algo com uma vez a cada 2 meses, por exemplo. Isso vai depender de você e o quanto você ama essa capinha.


Alternativa: a outra possibilidade é você usar um multi-uso. Se você não sabe o que é, pode conferir mais detalhes aqui.


O processo de lavagem é basicamente igual. Você retira o celular de dentro da capinha, coloca um pouco de multi-uso em uma esponja ou pano levemente umedecido e esfrega ela por dentro e por fora.


A gente também recomenda que você faça isso de tempos em tempos. Novamente, comece pelo detergente com água e se o amarelado persistir, vá para o multi-uso.





  • Segunda parte: como desamarelar capinhas muito manchadas

Okay, talvez já faças alguns (vários) meses que você comprou sua capinha e ela está quase da cor de um maracujá bem maduro, ou seja, super amarelada.

Vamos partir para soluções mais pesadas, mas ainda sim bem práticas.


Nossa primeira dica é que você faça uma mistura de água, bicarbonato de sódio, vinagre e detergente. Deixe ela quase como uma pastinha.


Depois, deixe ela em sua capinha por algumas horas antes de esfregar com uma esponja ou escova de dentes velha.


Alternativa: criar uma mistura de 200 ml de água com uma colher de vinagre e uma colher de água oxigenada. Assim como na primeira dica, nessa também é importante deixar a composição aplicada na capinha por algumas horas antes de esfregar um pouco.


As duas misturas são super eficazes. Recomendamos que você comece pela primeira. Se por acaso alguma coisa não sair como esperado, tente a segunda também.


Importante: nós da Bleck não recomendamos o uso de água sanitária.





COMO LIMPAR CAPINHA DE CELULAR DE SILICONE





Se você tem uma capinha de celular de silicone, e ela é colorida, você precisa ficar atenta principalmente a coloração dela.

Alguns métodos, como o uso de água sanitária ou multi-uso, podem danificar as cores e a aparência em geral da sua capinha.


E mesmo essa dica que vamos dar não sendo exclusiva para as capinhas de silicone coloridas, queremos compartilhar ela de novo e deixar nessa parte específica.


Melhor maneira de limpar uma capinha de silicone colorida: use álcool isopropílico e um paninho levemente umedecido. Retire seu celular de dentro da capinha e esfregue-a por dentro e por fora. Você conseguirá tirar marcas e desinfetar sua capinha sem danificar as cores dela.




COMO LIMPAR CAPINHA ORIGINAL DA APPLE


Para te ajudar da melhor maneira possível nesse guia, pesquisamos o que a própria Apple diz sobre como limpar seus produtos.

Para que você não precise ler toooodas as páginas e tenha que encontrar o trecho que fala sobre as capinhas, trouxemos o resumo completo.



Veja o que a própria Apple recomenda na hora de limpar a sua capinha original:

"Use um pano macio, levemente umedecido e que não solte fiapos para limpar os lados interno e externo da capa do iPhone.


Não use limpa-vidros, produtos de limpeza doméstica, aerossóis, solventes, amoníacos, abrasivos ou produtos de limpeza que contenham peróxido de hidrogênio para limpar a capa do iPhone.”


Fonte: você pode ler a matéria completa da Apple aqui



Basicamente, a empresa recomenda uma forma bem simples de limpar suas capinhas de silicone e couro legítimo.


Nossa recomendação é que você siga essas instruções específicas da Apple. Quanto às outras capinhas que falamos até agora, os diferentes métodos abordados foram testados e comprovados, nenhum dano aconteceu no curto ou longo prazo.

E já que a Apple tem um guia prático e claro, recomendamos que você não tente outros métodos que, provavelmente, violarão a garantia do seu produto.




CONCLUSÃO


De modo geral, as capinhas requerem cuidados parecidos na hora de limpar. Mesmo assim, é preciso ficar de olho porque as pequenas diferenças no processo podem acabar estragando sua amada (ou cara) capinha de celular.

Nossa recomendação é que você siga religiosamente essas dicas e o passo a passo delas.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco aqui nos comentários ou pelo nosso e-mail. Ficaremos extremamente felizes em te ajudar.


Gostou desse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que nós temos disponíveis na Revista Bleck. Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar para nós via e-mail. 


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.



© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.