Como escolher um celular: passo a passo para não errar



Okay, talvez você esteja naquela fase em que sabe que precisa trocar de celular, mas não sente seguro na hora de fazer a compra.


Ou, quem sabe, fica na dúvida de qual opinião seguir.

Nosso objetivo nesse artigo é te ajudar a ter uma melhor ideia de como escolher um celular que melhor se adapte ao seu estilo de uso.

Ou seja, de todos os ótimos celular que existem por aí, qual é o melhor para você?



COMO ESCOLHER UM CELULAR?

A melhor forma de escolher um celular é focando nas características que você mais precisa para o seu dia a dia, como processador, câmera, tela e bateria.


Pode parecer óbvio, mas muita gente se confunde na hora de fazer essa escolha. Por isso, vamos te ajudar a não ter mais esse problema.


Criamos um passo a passo bem simples e direto para que você consiga tomar a melhor decisão na hora de escolher um celular.




BREVE INTRO

Duas coisas mega importantes antes de nós começarmos pra valer.

  1. Celular bom não precisa ser caro. Ele precisa, principalmente, se encaixar ao seu estilo de uso. Ou seja, ter aquilo que você mais precisa.

  2. Esse post é para todas as faixas de preço.


Mais do que dar indicações de aparelhos que darão mais lucro pra gente (como muitos sites estão fazendo no Google) queremos te dar princípios para pensar na hora de escolher seu próximo aparelho.


A gente percebeu ao longo dos anos que essa é a melhor forma de ajudar você, consumidor, na hora de tomar decisão.


Além disso, se você sentir que precisa algo a mais além desse guia, podemos te ajudar ainda mais nessa decisão de compra. Clique aqui para conhecer um pouquinho mais sobre como a gente pode te ajudar nessa jornada.




ISSO É UM JOGO DE NÚMEROS, MAS NÃO TENHA MEDO





Existem muitos números na hora de comprar um celular. Câmera de 48 megapixels, bateria de 4500 mAh, processador cota-core e tantos outros.


E tudo isso é muito importante. Inclusive, a gente criou um guia para iniciantes sobre como interpretar esses números. Você pode ler ele aqui. Vai te ajudar muito.

Mas, provavelmente, o número mais importante é aquele que vem depois do R$.

Isso pode até parecer meeega óbvio, mas é importante ser dito porque o dedo coça para comprar aquele celular mais bonito ou mais alta.


Principalmente quando ele acabou de ser lançado.

Por isso, antes de você se aprofundar mais na sua pesquisa e começar a decidir entre o modelo x ou y, é importante definir aquilo que você tem certeza que vai precisar.


E foi pensando exatamente nisso que decidimos criar esse guia definitivo.


Por isso, vem com a gente. Vamos usar nossa expertise de anos para te mostrar o que funciona melhor na hora de escolher um celular.




MELHOR FORMA DE ESCOLHER UM CELULAR

Maravilha! Você juntou a grana no porquinho ou reuniu uns 3 cartões de crédito e decidiu que é hora de investir em um celular novo.


Por onde começamos?


Bom, primeiro vamos pensar exatamente no que você precisa. Nós criamos um teste muito simples e muito fácil de ser aplicado. O nome dele é Teste de 5 segundos.

Ele funciona assim:


O que exatamente vem à sua mente quando você pensa em celular bom?


PENSE POR 5 SEGUNDOS.

Se o que vier primeiro à sua mente for um aparelho específico, os pontos fortes daquele aparelho são o que você mais precisa.


Se for uma única característica, essa é a principal. Quando estiver buscando um celular, foque nessa(s) característica(s).

Dessa forma, você expõe aquilo que já estava no seu cérebro, mas que talvez você ainda não tinha se dado conta.


Caso venha à sua mente um aparelho muito mais caro do que você pode pagar, procure por algum outro celular naquelas características, mas em uma faixa de preço mais baixa.




ASSIM COMO NO AMOR, BELEZA NÃO É TUDO




Esse tópico tem a ver um pouco com o nosso próximo (ignore os anúncios).

Beleza e um marketing bem feito não garantem que o celular será uma boa compra. Em outras palavras, ter uma boa experiência com o produto vai muito além.

Coisas como: boa funcionalidade do software, assistência autorizada, bom atendimento ao cliente e qualidade nas peças colocadas no aparelho fazem muita diferença.

Inclusive, precisamos pensar que um celular é um investimento de médio/ longo prazo. Não é um produto que compramos todos os meses, por exemplo.


Por isso, é muiiiito importante que você escolha pela qualidade e não pela propaganda ou beleza do aparelho.


Além disso, a gente não quer que você acabe comprando um celular que parece super show e "feito de vidro" (ou qualquer outro material “chique”) e na verdade não possui basicamente nada do que você precisa.

A gente quer que você pegue o Teste dos 5 segundos e use ele como um ponto de referência. Em vez de pensar em todo mercado de smartphones que existem, você vai concentrar sua energia exclusivamente naqueles que tem aquela(s) característica(s) que você busca.




IGNORE OS ANÚNCIOS


Seguindo na mesma tendência do que falamos no tópico anterior, é muito importante que você ignore a maioria - se não todos - os anúncios que vê na tv.


A maioria ajuda a confundir mais a cabeça do consumidor. Destacando coisas como megapixels de câmera (como se essa fosse a única métrica relevante) ou compatibilidade com tecnologia 5G.


Nosso objetivo não é dizer que as fabricantes de celular são más ou não se importam com o consumidor. Elas estão focadas no lucro.


E falar de megapixels e a cor do aparelho, aparentemente, é o que ajuda a vender. Logo, elas focam nisso.


Cabe a você consumidor criar um discernimento na hora de escolher. Em outras palavras, precisamos conseguir enxergar além disso.

Os comerciais acabam fazendo com que você foque em coisas desnecessárias, torcendo para que você não perceba os defeitos do aparelho.


Nosso conselho continua o mesmo dos tópicos anteriores: foque no que você mais precisa no aparelho!

Nós acreditamos em escolher um aparelho baseado naquilo que você mais precisa e, dentro disso, decidir qual design você gosta mais.




COMO LER ESPECIFICAÇÕES DE CELULAR: PARA LEIGOS




Como comentamos antes, escolher um celular pode se tornar um jogo de números. Megapixels de câmeras, miliampere de bateria, octa-core, quad-core e etc.


Mas nada disso precisa ser confuso. Veja bem: todas essas especificações se traduzem de alguma forma para o mundo real.


Naturalmente, uma câmera de 48MP vai significar um coisa diferente do que uma de 12MP.

Porém, como a gente pode conseguir identificar isso na hora de escolher um celular?

Existem duas formas: 1) a gente pode te ajudar com todo o processo de escolha e compra do seu novo celular. Você pode clicar aqui para conhecer um pouco mais sobre o que fazemos.


2) Você pode conhecer um pouco mais sobre como entender esses números no nosso guia. Você só precisa clicar no link e descer um pouco até a seção “Os quatro pilares de um bom celular".


Clique aqui para ler.




A ÚNICA FORMA DE VERDADE DE NÃO ERRAR


É quase impossível indicar um celular ideal para você sem conhecer o que você precisa e o seu estilo de uso.


Justamente por isso construímos um processo bastante simples para você, mas com bastante tecnologia e conhecimento por trás. 


Nós da Bleck procuramos te conhecer melhor, entender seu estilo uso e o que você mais precisa na hora de escolher um celular bom

Possuímos duas formas de te ajudar. 

Primeira: 

Você entra pelo processo de inteligência artificial desenvolvido pelo nosso time de experts. Nele, você responde algumas perguntas pontuais, criadas justamente para definir seu estilo único de uso. 


A partir disso, nosso sistema consegue indicar o celular ideal para você. Tudo isso dentro do preço que você pode pagar e com modelos disponíveis aqui no Brasil. 

Segunda: 

Caso você tenha mais dúvidas e queira um acompanhamento mais de perto, também pode fazer todo o processo diretamente com o nosso time. 

Nessa modalidade você conversa com as pessoas responsáveis por criarem todo nosso processo de pesquisa de mercado e inteligência artificial. 

É uma forma de ter ainda mais controle sobre o seu processo de compra.

Nosso objetivo principal é conseguir ajudar você a escolher um celular que se adapte ao seu estilo de vida, e não o contrário.


Fazemos cada vez mais com nossos aparelhos hoje em dia, é fundamental fazer a escolha certa.





CONCLUSÃO


Então, como escolher um celular? Primeiro: é importante você ter em mente aquilo que mais precisa em um celular (tela, bateria, câmera ou processador).


Segundo: focar nas características, não no design (logo no começo)


Terceiro: ignorar os anúncios. A maioria foca em características boas para o marketing do produto, mas não para você como consumidor.


Quarto: como não errar na sua escolha conhecendo um pouco mais sobre a gente e como podemos te ajudar.


A gente espera ter conseguido te ajudar a tomar a melhor decisão possível nessa jornada de escolher um celular novo.


Sabemos que ela não é tão fácil, mas, como dissemos ao longo de toda essa matéria, estamos aqui para te ajudar.




Gostou desse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que nós temos disponíveis na Revista Bleck. Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar para nós via e-mail. 


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.

© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.