Celular desligando sozinho: entenda exatamente porquê



RESUMO:

Seu celular pode estar desligando sozinho por dois motivos principais: oxidação ou bateria desgastada. Se o seu celular está sendo usado há mais de 2 anos e esse problema está acontecendo, há uma grande chance de sua bateria estar muito velha.






POR QUE MEU CELULAR DESLIGA SOZINHO


Caso seu celular seja relativamente novo (menos de um ano), não caiu ou quebrou e apresenta problemas de desligar sozinho, é necessário ficar de olho.


Dentre alguns problemas mais comuns estão:

  • Problema na bateria: seu celular pode estar com a bateria muito desgastada


  • Oxidação interna: pode ocorrer ao expor o celular a vapor ou água.


  • Peças terceirizadas: elas podem não funcionar muito bem após alguns meses ou anos de uso



Apesar disso, na maioria dos casos, o problema é na bateria. Geralmente, atrelado a dois fatores principais:


  • Bateria muito usada

  • Má conexão entre a bateria e o celular


BATERIA MUITO USADA


As baterias de celular são feitas a partir de um metal alcalino chamado lítio. Ele é utilizado por causa da sua capacidade de segurar uma carga.


As baterias dos celulares se desgastam de uma maneira diferente se comparadas aos outros componentes como câmeras, processador e tela.


Elas sofrem muito com o desgaste ao longo do tempo. Por exemplo, a Apple afirma que seus celulares conseguem segurar até 80% da carga original (de quando eram novinhos) até os primeiros 500 ciclos.


Caso você queira entender um pouco mais sobre o que é um ciclo de bateria, além de algumas coisas mais técnicas, você pode ver esse artigo que a gente escreveu aqui (É só clicar e ler).


O importante aqui é dizer que as baterias de celulares duram bem em média 2 anos. Isso vai depender também do valor do celular, já que produtos mais caros utilizam componentes de mais qualidade.


Por isso, se você já tem seu celular há mais de 1 ano e meio ou 2, pode ser interessante trocar de bateria ou celular.


Se ele já estiver lento e com pouca memória, talvez seja importante comprar um novo. E aí podemos te ajudar.


Somos especialistas em celular e temos um time prontinho pra te recomendar o melhor aparelho baseado no seu estilo de uso.


Primeiro, procuramos conhecer você melhor, o que você mais precisa em um celular e como é o seu estilo de uso.


A partir disso, e com uma análise aprofundada do mercado, recomendamos o aparelho que melhor se encaixa ao seu estilo de uso e necessidades.





OXIDAÇÃO




Além disso, um outro motivo "oculto" pode ser a oxidação interna do celular devido a um uso não adequado, mesmo você achando que está fazendo tudo direitinho.


E um dos vilões escondidos é o banho. Mas, peraí, como assim?


Quando você toma banho e leva o celular junto, o vapor pode entrar na carcaça do aparelho e umidificar o interior, oxidando ele por dentro.


Com o tempo, isso vai criando problemas pra você e faz com que seu celular desligue sozinho e, aparentemente, do nada.


Por isso, é bom não levar seu celular junto ou deixar ele enrolado numa toalha ou camiseta para proteger.


Além dessa situação, é bacana evitar outros casos com água. Seu celular ser resistente a água não significa que ele é otimizado para "ir para a água."


Ou seja, molhar ele sem querer não tem problema porque ele resiste, mas não seria ideal molhar ele de propósito e seguidamente.


Mesmo com todos os cuidados e proteções que as fabricantes colocam, ele ainda é um eletrônico delicado.


Por isso, procure expor seu celular a contatos esporádicos com a água ou em poucas quantidades, como chuva leve.


Se você pensa em nada com ele seguidamente, apesar das certificações IP67 e IP68 encontradas hoje em dia no mercado, recomendamos uma capinha que proteja contra a água como essa.


Elas garantirão maior segurança para o seu aparelho e mais tranquilidade para você no longo prazo.



CELULAR DESLIGANDO SOZINHO COM CARGA


Outro caso comum de acontecer é o celular estar aparentemente com carga e desligar. Se você está passando por essa situação, podem haver duas razões também.


Inclusive, as razões são as mesmas que já abordamos anteriormente: oxidação (dano em geral as peças) e tempo de uso (bateria muito desgastada).


Em entrevista ao UOL no ano passado, o especialista Ricardo Firmino, fundador da GetPhone, comentou que "Após muitos ciclos, a bateria não consegue mais reter energia. Já vi casos em que o celular está com 60% de carga, se a pessoa atende uma ligação, cai para 0% e desliga o celular". (clique aqui para ver a referência).


Isso acontece, como mencionamos brevemente antes, por um desgaste acentuado da bateria, ela simplesmente não consegue mais segurar a carga.


E o outro motivo é a oxidação, causada pela água. Ela ataca os circuitos integrados, que são responsáveis pela transmissão de energia dentro dos celulares.


Então, se você está se deparando com seu celular desligando sozinho com carga, e ele não tem muito tempo de uso (1 ano e meio ou menos), há uma grande chance de ser oxidação.


Leve para um especialista dar uma olhada.





CONCLUSÃO


Nossos pensamentos finais são, na verdade, bem simples e diretos ao ponto.


Existem três cenários:


  • Se o seu aparelho já está sendo usado há pelo menos dois anos, está com pouca memória e meio lento, o melhor a fazer é trocá-lo.

E nesse sentido podemos te ajudar diretamente. Só você clicar aqui.




  • O segundo caso é se seu aparelho ainda está na garantia. Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é acionar a fabricante.


De modo geral, elas são bastante receptivas aqui no Brasil e procuram fazer um bom atendimento pós venda.


Nesses casos você quase sempre consegue um reparo ou troca grátis. Exceto se você tiver descumprido alguma recomendação de uso do fabricante.




  • O terceiro caso é um meio termo entre os outros dois. Se seu celular já não está mais na garantia, mas ele ainda funciona bem e é rápido suficiente, trocar apenas a bateria pode ser uma boa.


Esse serviço geralmente custará entre 10-15% do valor de um celular novo. Nossa recomendação é que você procure profissionais certificados e empresas de confiança para fazer esse serviço.


Em qual desses três você se encaixa? Aproveita e compartilha sua experiência aqui embaixo. Ela com certeza poderá ajudar alguém.


Gostou desse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que nós temos disponíveis na Revista Bleck. Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar para nós via e-mail.


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.






© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.