CELULAR DESCARREGANDO RÁPIDO: 3 COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER

Celular descarregando rápido? Veja o que você pode fazer para solucionar esse problema hoje mesmo.


Bateria de celular é um negócio muuuito importante. E parece ser uma daquelas coisas que sempre acaba meio rápido.


Bom, em alguns casos ela realmente acaba antes do que deveria. Talvez você esteja passando justamente por isso: a bateria do seu celular descarrega rápido, bem mais rápido que ela deveria.


Antes de começarmos, temos de cobrir dois campos. Um é o dos celulares mais antigos ou usados e que apresentam esse problema.


O outro é o dos celulares novos que estão com a bateria descarregando rápido.




ÀS VEZES, O TEMPO É O SEU PIOR INIMIGO


Uma das grandes questões que você precisa ver é há quanto tempo você já tem esse aparelho. Ou, então, caso você tenha comprado de alguém, há quanto tempo esse celular já está em uso.





Isso porque as baterias de lítio têm uma vida útil limitada. Outras peças do seu celular podem estar muito bem, porque elas não se desgastam tão rápido, durando vários anos a mais.


As baterias de lítio, de modo geral, têm uma vida útil de aproximadamente 2 a 3 anos ou entre 300-500 ciclos, o que vier primeiro.



A qualidade da bateria também é importante, porque nem todos os modelos são criados iguais. Naturalmente, aparelhos mais caros quase sempre têm componentes melhores, incluindo esse.






Um ciclo da bateria acontece quando ela é totalmente carregada, aí descarregada, e completamente carregada de novo.



Portanto, caso seu celular tenha em torno de 2 ou 3 anos, mas continua rápido e com uma câmera boa, talvez valha a pena trocar apenas a bateria.




CELULAR NOVO DESCARREGANDO RÁPIDO


Okay, se o seu aparelho tem menos de 6 meses de uso e ele descarrega muuuito rápido, tem apenas três possibilidades.


Ou o seu uso é meeega intenso (já explicamos um pouco mais) ou ele está com algum defeito de hardware (peças físicas) ou ele está com algum problema no software.



OS 3 FATORES QUE FAZEM SEU CELULAR NOVO DESCARREGAR MUITO RÁPIDO




USO MUITO INTENSO


Às vezes, a gente nem percebe o quão intensamente usa o celular. Essas aqui são algumas das atividades que mais gastam bateria: jogos com gráficos bonitos, gravar vídeos, colocar o brilho da tela no máximo, abrir aplicativos pela primeira vez, trocar seguidamente entre aplicativos.



O que fazer:

Você pode tentar manter o brilho da tela mais baixo possível, talvez jogar menos alguns jogos (difícil, né?), não fechar os aplicativos abertos no menu de tarefas (seu celular já faz esse gerenciamento).






DEFEITO DE HARDWARE


É possível que seu celular tenha vindo com problema de fábrica. Isso faz com que ele não funcione como deveria, já apresentando problemas mais sérios desde o começo


O que fazer: Você tem basicamente duas opções: mandar de volta para a fabricante (às vezes o aparelho é consertado, às vezes eles enviam um novo) ou levar a alguma autorizada de sua cidade. O importante é conhecer e confiar no trabalho do profissional ao qual você está levando.




PROBLEMA COM SOFTWARE


A terceira opção que pode ser considerada é um problema de software. Muitas vezes, pode haver alguma falha na otimização de alguns aplicativos ou do próprio sistema operacional. Dos 3 problemas, esse é o que você tem menos controle.


O que fazer: A melhor solução nesses casos é conferir se há alguma atualização de sistema operacional para ser feita e se todos os seus aplicativos estão atualizados (você pode ver isso na Play Store)



De uma maneira ou de outra, seu problema de bateria se encaixa em uma dessas três possibilidades.







O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR SEU CELULAR DESCARREGANDO RÁPIDO


  • Procure usar ele menos intensamente por alguns dias e veja se você nota diferença. Se houver uma mudança drástica no quanto a bateria dura, então esse pode ser o motivo.


  • Veja se há atualizações disponíveis para o seu sistema operacional


  • Certifique-se de que todos os seus aplicativos estão atualizados (você pode ver isso na loja de aplicativos)


  • Tente excluir aqueles aplicativos que você não usa seguidamente. Essa opção não é tão eficiente, mas se a situação é desesperadora, cada pouquinho ajuda.


  • Caso nenhuma dessas alternativas funcione, mande seu celular de volta para a fabricante (se estiver dentro do prazo de garantia) ou leve em um profissional da sua confiança.




CELULAR ESQUENTANDO E DESCARREGANDO RÁPIDO



O principal agente que faz seu celular esquentar é o processador. Quanto mais você exige dele (jogos pesados, editor de fotos, gravação de vídeo por longo período) mais você requer que ele se mantenha em uma voltagem mais alta.


Isso faz com que seu celular esquente. Alguns aparelhos fazem um trabalho melhor do que outros quando o assunto é resfriamento, mas praticamente nenhum celular consegue resistir a um dia quente de verão e um uso intenso.


Estou dizendo tudo isso pra explicar que quando o celular esquenta, um dos primeiros componentes a sofrer queda na performance é a bateria.


Isso acontece porque componentes eletrônicos, e mesmo outros condutores como cobre, desperdiçam energia por não serem condutores perfeitos.


Isso significa que quando a temperatura sobe, a resistência desses materiais sobe também. Dessa forma, para fornecer mais poder de processamento, seu celular exige mais energia e a bateria acaba mais rápido.


Esse é um processo que acontece com basicamente qualquer eletrônico que usa bateria de lítio, como celulares, notebooks, carros elétricos, entre outros.


Não há muito que possamos fazer.




QUAL É A CONCLUSÃO?


O resumo é bem simples:


  • Se seu celular é usado ou um pouco mais antigo (um ano e meio ou dois de uso) muito provavelmente a bateria já está desgastada e a melhor opção é trocá-la.


  • Caso ele seja novo, você pode estar enfrentando um defeito de fábrica, de software ou seu uso é muito intenso. Verifique se há atualizações disponíveis, tente usá-lo de forma menos exigente e veja se há alguma diferença grande. Caso nada mude, nossa sugestão é que você mande de volta para a fabricante.


  • Quanto mais quente seu celular estiver, mais rápido sua bateria acabará.



As baterias que temos atualmente são um grande avanço, mesmo comparadas a 10 anos atrás. Porém, muitas vezes elas ainda não conseguem dar conta de processadores cada vez mais rápidos, telas maiores e câmeras mais potentes.


Curtiu esse conteúdo? Aproveita e dá uma olhada nos outros artigos que a gente tem aqui :D

Além disso, se tiver alguma ideia ou sugestão, fique bem à vontade pra mandar pra gente via e-mail.


E não esquece de compartilhar nosso site com alguém que pode ser ajudado por ele, bora mudar esse mundo pra melhor e aproximar as pessoas das tecnologias que elas usam.







© 2020 Bleck. Todos os direitos reservados.